Reiki


O REIKI é um método de tratamento natural bastante antigo que foi redescoberto e sistematizado por um japonês - Mikao Usui - no começo do século passado. O REIKI, enquanto método holístico, proporciona o equilíbrio das duas energias vitais (a energia vital universal e a energia vital individual), promovendo a estabilidade emocional, melhorando a saúde e o aperfeiçoamento das condições de vida, restaurando a harmonia e a auto-confiança. A sua aplicação fortalece o sistema imunitário e restaura a saúde física, psíquica e emocional, por isso este método tem uma acepção holística - integra todos os aspectos do Ser.
Actua também como preventivo e oferece uma intensa sensação de bem-estar, relaxando e nutrindo de serenidade o organismo. Desenvolve a sensibilidade e acuidade mental e eleva espiritualmente o nosso Ser. É uma terapia segura, sem efeitos colaterais ou contra-indicações, compatível com qualquer outro tipo de tratamentos ou medicina. 
O REIKI, mais do que uma antiga arte de cura, é uma valiosa ferramenta para a manutenção da saúde, auto-renovação e crescimento pessoal, um caminho de para a Evolução.
Mikao Usui foi o homem responsável pelo desenvolvimento do Reiki no Japão. Nasceu em 1865 na vila de Taniaimura, agora chamada Miyamachi em Kyoto. Usui tinha um conhecimento profundo do Budismo Gendai e procurava o derradeiro propósito da vida. Esta procura levou Usui a estudar uma variedade imensa de sistemas de evolução espiritual e auto cura (na cultura Japonesa, cura também significa evolução).
Ele passou anos nessa sua procura. Consolidando o seu conhecimento do Budismo Gendai, Shintoismo, Shugendo em conjunto com a sua experiência em artes marciais, e vários sistemas de auto cura, permitiu que Usui desenvolvesse um método (USUI REIKI RYOHO) possível de ensinar a qualquer um que se disponha a aprender e praticando a pudesse. desenvolver e usá-la nos outros. Ussui queria partilhar esta capacidade existente em cada ser humano ao maior número de pessoas possível.
Muito as histórias publicadas dirão que Usui esteve em meditação durante 21 dias o que o levou a um momento de iluminação. Isso provavelmente aconteceu, e mais que uma vez contribuindo para o desenvolvimento do sistema, no entanto a verdade é que Usui não subiu o monte e passado 21 dias voltou com o sistema USUI REIKI RYOHO caído do céu, esse sistema levou-lhe um grande período de tempo a ser desenvolvido.
Nessa altura o Japão abria as sua porta ao ocidente, que por sua vez abrorvia uma cultura ancestral e cheia de conhecimento diferente, e o USUI REIKI RYOHO foi um deles.