Shiatsu


O Shiatsu é uma terapia japonesa de massagem criada em fins da era Meiji (1868), a partir dos recursos de pressão dos meriadianos com os dedos, que por sua vez tem origem no Do-in chinês. A palavra japonesa Shiatsu significa pressão ("Atsu") com os dedos ("Shi").
O fluxo da energia vital se faz por meio de canais no corpo humano, conhecidos como "meridianos". Em alguns pontos esta energia pode ser interrompida por algum distúrbio, tendo seu fluxo prejudicado, gerando situações de excesso de energia ki ("Jitsu") antes do tsubo e deficiência de energia ("Kyo") depois do ponto. No Shiatsu os tsubo são pressionados para normalizar o fluxo da energia ki. Um meridiano que esteja com excesso de energia ki, ou seja, esteja Jitsu, se apresenta normalmente dorido e tenso; já o meridiano com falta de energia ki, ou seja, que esteja Kyo,  apresenta-se indolor e é notada uma dor agradável ao tocá-lo, uma vez que assim se estimula o fluxo energético. Desta forma, o Shiatsu actua equilibrando os meridianos Jitsu e Kyo, normalizando o fluxo da energia ki.
Ao equilibrar e normalizar o fluxo de ki, propicia-se ao organismo as condições de bom funcionamento. As doenças seriam causadas pelo desequilíbrio no fluxo de ki. Assim, busca-se a cura das doenças pela interrupção do estado de desequilíbrio do ki.
No tratamento é aplicada pressão basicamente com os dedos e palmas das mãos sobre determinado pontos do corpo, não são usados óleos ou outras substâncias para aplicação corpórea.
Com os tratamentos Shiatsu o paciente pode ver em si corrigidas irregularidades, ajuda a manter e a melhorar a saúde, contribui para aliviar diversas enfermidades e activa a capacidade de auto-cura do organismo. Lida com os desequilíbrios energéticos e ajuda a melhorar globalmente a vitalidade e condutividade no sentido da energia.

Receber Shiatsu quando estamos bem evita o stress, não deve ser visto apenas como postura podem chegar a um nível que diversas patologias se desenvolvam. Por isso é importante assinalar aos pacientes que se sentem bem que o aspecto preventivo da saúde é tão importante como aliviar as diferentes indisposições.